quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PREVENÇÃO DE DONEÇAS

CARIES DENTÁRIAS

Certa bactérias que vivem na boca humana alimentam-se de restos de comida que ficam entre os dentes.Na presença de açúcar essas bactérias multiplicam-se rapidamente ,aderindo nos dentes e formando “placas bacterianas”. As bactérias das placas produzem ácidos que corroem o esmalte dental, causando caries.
Pode-se prevenir caries dentarias evitando o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e mantendo os dentes sempre limpos por meio da escovação e do fio dental.Deve-se ir regularmente ao dentista.


Carie Dentária





INFECÇÕES INTESTINAIS



Os alimentos e a água que ingerimos podem estar contaminados com vírus, bactérias ou protozoários patogênicos.Apesar de a saliva contem substancias bactericidas e de o suco gástrico destruir a maior parte dos microorganismos ingeridos , alguns podem sobreviver e se multiplicar no sistema digestorio, causando infecções intestinais.

Certos vírus causam inflamações nos revestimentos do estomago e do intestino, cujos principais sintomas são dor de barriga, cólicas, diarréias e náuseas. Bactérias como as salmonelas, eventualmente encontradas na carne de frango e em ovos mal cozidos, podem instalar-se no intestino e causar dores abdominais intensas , diarréia e febre.Pessoas saudáveis recuperam-se da salmonelose em poucos dias, mas crianças e idosos se não receberem os cuidados adequados em poucos dias, correm risco de vida.

As infecções intestinais são comuns em locais onde não há saneamento básico.Algumas delas , como a cólera e a febre tifóide, causam epidemias com altos índices de mortalidade em conseqüência da desidratação e da perda de sais decorrentes da diarréia.O tratamento dessas infecções é feito com antibióticos e ingestão de soluções salinas.








VÔMITO, DIARRÉIA E PRISÃO DE VENTRE.


Quando comemos ou bebemos demais,ou quando a comida ingerida esta deteriorada , nosso sistema nervoso faz entrar em ação uma operação de emergência:o vomito.Contraçoes violentas da musculatura abdominal e do estomago fazem o conteúdo estomacal subir pelo esôfago e sair pela boca.O gosto acido, característico do vomito, deve-se ao suco gástrico que esta misturado com o alimento.

A diarréia é caracterizada por defecações freqüentes , causada pelo aumento dos movimentos peristálticos intestinais.Trata-se de um processo de eliminação rápida do conteúdo intestinal,e pode ocorrer por diversas causas , como a ingestão de alimento deteriorado , nervosismo ou alergia de certas substancia alimentares.Como não há tempo para a absorção normal da água, resulta em fezes liquefeitas, e isso causa desidratação.




A prisão de ventre, os movimento peristáltico ficam diminuídos.O transito intestinal meio lento leva a um ressecamento progressivo de massa fecal , dificultando a defecação.A causa mais freqüente da prisão de ventre é a alimentação inadequada , com poucas fibras e vegetais.A prisão de ventre pode ser aliviada pela alimentação com fibras, e em casos mais graves com o uso de laxantes.




ÚLCERAS PEPTICAS

Apesar de revestidas por uma camada de muco, as células da superfície interna do estomago e do duodeno são constantemente atacadas pelo duodeno.A cada minuto, cerca de 500 mil células da mucosa estomacal são substituídas.Em certas situações,áreas da parede dessas regiões do tubo digestorio podem ser lesadas pela ação de sucos digestorios, originando feridas denominadas ulceras pépticas.As ulceras podem ocorrer devido a produção excessiva de acido clorídrico pelo estomago, e que frequentemente em pessoas emocionalmente estressadas.Pode ocorrer por ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e alguns medicamentos.
As ulceras ocorrem principalmente no duodeno , no estomago e no esôfago.Quando uma ulcera se aproxima e atinge a camada muscular,há lesão de vasos sanguíneos e perda de sangue.Quando a ulcera perfura totalmente a parede intestinal pode levar a pessoa a morte.
As ulceras são tratadas com antibióticos que diminuem a acidez estomacal, e as vezes ate com cirurgias.





APENDICITE


Ocasionalmente, restos de alimentos e bactérias podem ficar retidos na cavidade interna do apêndice vermiforme, levando a sua inflamação.Este quadro é conhecido como apendicite, e causa dores abdominais intensas.
O apêndice pode eventualmente se romper, originado peritonite. O tratamento da apêndice é feito pela remoção cirúrgica do apêndice inflamado.





CÂNCER INTESTINAL
O câncer do intestino grosso é um dos mais comuns nos países industrializados.Tudo indica que essa doença esteja relacionada a dietas pobres em fibras e rica em aditivos alimentares industrializados.Acredita-se que a falta de fibras, por determinar um peristaltismo mais lento, leva a mucosa intestinal a permanecer mais tempo em contato com eventuais substancias cancerígenas presentes nos alimentos.










Elizabete Granzotto
Teve câncer no intestino, e nos conta um pouco do que passou durante seu tratamento.
1- Quais foram os sintomas que te levaram saber que estava com câncer?


Tive dores abdominais muito fortes e com vômitos.


2- Qual a sua reação e a da sua família diante da situação de saber que estava com uma doença tão grave?


No início foi um choque muito grande parecia que o teto havia desabado sobre a cabeça, mas depois fomos caindo na realidade e com acompanhamento psicológico estamos levando com naturalidade.


3- Em que parte do corpo desenvolveu o câncer?


No intestino grosso.


4- Quais foram às primeiras medidas tomadas para combater o câncer?


Primeiro foi uma cirurgia de emergência para retirada do tumor, e boa parte do intestino grosso. E depois o tratamento das quimioterapias.


5- Quanto é quimioterapia, quantas seções foram feitas?Com que intervalo de tempo?Quais os efeitos colaterais que mais a deixou incomodada?


Foram feitas 12 seções no total, mas cada seção tinha duração de três dias, pois ficava ligada no cateter direto com medicação, e o intervalo era de quinze dias.


6- Como se sente sabendo que conseguiu vencer essa doença que mata tantas pessoas hoje em dia?


Graças a deus e com muita força de vontade consegui vencer até está etapa,pois não havia tomado os órgãos mais vitais como pâncreas,pulmão e estômago.Tive muita sorte.


7- Por ser um tratamento com plano de saúde, durante o tratamento você se sentiu bem atendida e com a máxima atenção dos médicos?O plano de saúde interferiu em alguma coisa no período em que esteve fazendo as seções de quimioterapia?


Estive muito bem amparada e cuidada pelos profissionais, pois devo a eles também por eu estar bem. O plano não interferiu em ajudar a fazer as quimioterapias.


8- O que você tem a dizer para as outras pessoas que souberam a pouco tempo que são portadoras da doença?Qual foi a coisa que mais te ajudou nas horas difíceis?


Que eles tenham força e luz, pois não é uma fase fácil, é difícil, mas só o paciente sabe o que se passa,deve buscar força com os amigos, familiares e com ajuda espiritual ou seja DEUS que ele tudo pode.


As coisas mais importantes foram os amigos, me apoiando rezando e sempre com uma palavra amiga e o apoio da família.


9- Como está se sentindo e pensando que será a última cirurgia para acabar com o câncer?


Estou muito bem, como digo sempre para as pessoas que me pedem estou ótima e bem feliz por estar na etapa final, claro que tenho que passar por mais esta cirurgia de reconstituição, mas sei que todo vai dar certo.


10- Durante seu tratamento, você deve ter visto pessoas com a doença mais avançada que você e também melhor que você.O que você sentia quando via pacientes em uma situação terminável, você tinha esperança de voltar a ter uma vida saudável?


Durante o tratamento eu vi de tudo, pessoas piores, mas a gente via que no fundo tinham uma ponta de esperança de ficar bem, todo mundo dando força um para o outro, pessoas terminando o tratamento e nós começando,as vezes desanimava, mas depois me encorajava que faltava pouco e o médico que eu estava com aparência ótima e que eu estava progredindo a cada dia então, eu sempre ia levando como se nunca tivesse ficado doente, quando eu estava bem ia passear no centro, no mercado eu nunca me recolhi ao meu mundinho, queria que as pessoas vissem que eu estava bem, e graças a Deus eu estou bem.



PANCREATITE


O organismo humano tem mecanismos de proteção para evitar que o pâncreas seja atacado por suas próprias enzimas digestivas.As enzimas digestivas pancreáticas são produzidas em uma forma inativa, entrando em atividade apenas na cavidade intestinal.O pâncreas também produz uma substancia que inibe a ação das enzimas que venham eventualmente a se formar em seu interior.Em situações anormais, porem o pâncreas retém suco pancreático, cujas enzimas podem causar lesões e uma inflamação conhecida por pancreatite , muitas vezes fatal.Uma das principais causas da pancreatite é o alcoolismo.


          


CÁLCULOS VESICULARES


Um dos constituintes da bile é o colesterol, substância insolúvel em água, mas que combina aos sai biliares , forma pequenos agregados solúveis.Em certas condições, o colesterol pode tornar-se insolúvel, formando pequenos grãos no interior da vesícula biliar, os cálculos vesiculares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula.Os cálculos chegam a bloquear a saída da bile ou penetrar no conduto biliar, bloqueando-o e causando muita dor.Sabe-se que a concentração de colesterol na bile depende da quantidade de lipídios na dieta.Por isso pessoas que se alimentam de comidas muito gordurosas tem chances maiores de desenvolver pedras na vesícula biliar.


Um comentário:

  1. Avaliação
    Texto (3,0)= 3
    Vídeos (2,0)= 2
    Imagens (1,0)= 1
    Curiosidades (1,0)= 1
    Doenças (1,0)= 1
    Criatividade (1,0)= 1

    ResponderExcluir