terça-feira, 7 de setembro de 2010

NUTRIÇÃO

Nutrição pode ser definida como o conjunto de processos que vão desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células.A nutrição envolve, portanto a digestão das moléculas orgânicas que compõe os alimentos e a absorção , pelas células corporais dos produtos resultantes.
A espécie humana tem alimentação heterotrófica, pois sua alimentação varia de produtos de origem animal e vegetal.

Tipos de Nutrientes

Os glicídios (carboidratos) e lipídios são nutrientes que dão energia as células, por isso são chamados de nutrientes energéticos.
Alimentos ricos em glicídios são o mel, açúcar de cana, pães, massas, cereais, entre outros.

Alimentos ricos em lipídios são a manteiga, o toucinho, carnes gordas, entre outras.

As proteínas que ingerimos fornecem grande parte dos aminoácidos que as nossas células utilizam para fabricação de suas próprias proteínas, por isso são chamadas de nutrientes plásticos.Ex: Carnes, ovos, soja e feijão.

Vitaminas Sais Minerais e Água.

 
Vitaminas são substancias orgânicas necessárias em quantidades relativamente pequenas, mas que exercem grandes efeitos no nosso organismo, e que são obtidas através da dieta alimentar.Se ocorrer a falta de vitaminas algumas enzimas não funcionarão, com prejuízos para as células.

Sais Minerais são nutrientes inorgânicos que fornecem elementos químicos importantes como cálcio fósforo, ferro e enxofre.Um sal é constituído por dois tipos de íon: cátion e anion.

A Água, embora não seja propriamente um nutriente, é fundamental á vida:todas as reações químicas vitais ocorrem no meio aquoso no interior das células.Alem de ser ingerida na forma liquida, também é ingerida quando nos alimentamos, pois faz parte da maioria dos alimentos.



O organismo humano precisa receber um fornecimento constante de energia para manter suas atividades vitais.A energia que supre nossas necessidades metabólicas é obtida por meio da respiração celular.
A energia contida nos alimentos é geralmente medida em quilocalorias (kcal).

A quantidade de energia que uma pessoa em repouso gasta para manter suas atividades vitais constitui sua taxa metabólica basal.A quantidade de energia necessária á realização de todas as atividades do organismo constitui na taxa metabólica total.
A taxa metabólica basal de uma pessoa jovem é cerca de 1.600 kcal por dia.A taxa metabólica total pode estar em torno de 2.000 kcal por dia, se a pessoa estiver levando uma vida sedentária, ou em mais de 6.000 kcal se ela for atleta ou trabalhador braçal.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário