Destino dos Produtos da Digestão

Na digestão as substancias se transformam em substancias muito pequenas e atravessam a membrana da célula intestinal, passando para o sangue e para a linfa, sendo chamado de absorção.


Apenas alguns sai álcool etílico e água conseguem ser absorvidos direto pelo estomago.

Aminoácidos e glicídios, que resultam da digestão de proteínas e carboidratos atravessam as células do revestimento intestinal e passam para o sangue que circula nos capilares sanguíneos intestinais.Estes reúnem-se e formam a veia porta-hepatica , que conduz os nutrientes absorvidos ao fígado, que depois são levadas ao coração e para o resto das células.

Após uma refeição rica em glicídios, grande parte da glicose presente no sangue é absorvida pelas células do fígado e convertida em glicogênio.Nos períodos entre as refeições , quando a taxa de glicose do sangue diminui , as células hepáticas reconvertem glicogênio em glicose,liberando este glicídio na circulação.

O glicerol e os ácidos graxos resultantes da digestão de lipídios são absorvidos pelas células intestinais, no interior das quais novamente convertidos em lipídios.

São lançados para os vasos intestinais , por onde chega a veia cava e chega ao coração.Apos uma refeição rica em gorduras , o sangue fica com aparência leitosa devido ao grande numero de gotículas de lipídios em circulação.

A superfície interna do intestino delgado é intensamente pregueada, com pequenas dobras chamadas de vilosidades intestinais.As membranas do epitélio intestinal tem dobrinhas chamadas microvilosidades.

Se esticássemos todas as vilosidades e microvilosidades calcula-se uma área total de uma sala de 6m x 5m .