Sobre Vermes

O termo verme ou verminose é muito empregado para descrever a infecção intestinal por parasitas. O diagnóstico de infecção por protozoário ou por helminto, não é algo que a maioria das pessoas consiga entender. Agora, se o médico disser que o paciente tem verme, qualquer um vai saber de que doença estamos falando.

Apesar da facilidade de compreensão dos termos verme e verminose pela população em geral, os nomes mais corretos são parasita e parasitose.
E o que é um parasita?
Chamamos de parasita aquele ser vivo que se aproveita de outro para conseguir sua sobrevivência. O parasita normalmente vive dentro do seu hospedeiro, prejudicando-o por roubar o seu alimento.
Na verdade os parasitas podem viver na pele, no interior dos órgãos ou na corrente sanguínea.
O piolho, a pulga e o carrapato são exemplos de parasitas que vivem no exterior do seu hospedeiro se alimentando do seu sangue. A malária e a doença de Chagas são exemplos de doenças causadas por parasitas no sangue.
Neste texto vamos falar dos parasitas que habitam nosso sistema digestivo, as chamadas parasitoses intestinais, vulgo, vermes.

Parasitose intestinal

As parasitoses intestinais são doenças típicas de países e áreas pobres com precárias condições de saneamento básico. A maioria dos parasitas de intestino são adquiridos por contato com fezes de pessoas infectadas que contaminam água, comida ou objetos.

Existem 2 grupos de parasitas intestinais:

1.) Protozoários

São seres unicelulares (compostos por apenas 1 única célula). Sua reprodução é feita por divisão celular, dentro do próprio hospedeiro.
Os protozoários causadores de doença mais comuns são:

- Amebas = Os principais são a Entamoeba histolytica, Dientamoeba fragilis

- Flagelados = O principal é a Giardia lamblia

- Coccidios = Os principais são Cryptosporidium parvum e a Isopora belli


   Ameba

Giardia lamblia



Existem protozoários que vivem naturalmente em nosso intestino e não nos causam doenças. São vermes que não precisam ser tratados quando identificados nos exames de fezes, especialmente se não houver sintomas.
Protozoários que não precisam de tratamento:
- Entamoeba gingivalis

- Entamoeba hartmanni

- Entamoeba coli

- Entamoeba polecki

- Endolimax nana

- Iodamoeba bütschlii

- Entamoeba dispar

- Entamoeba moshkovskii

- Trichomonas hominis

- Chilomastix mesnili
2.) Helmintos
Os helmintos são parasitas mais complexos, compostos por várias células e órgãos internos. Podem medir desde centímetros até alguns metros de comprimento (veja foto abaixo).
Ao contrário dos protozoários que se multiplicam dentro do hospedeiro, os helmintos produzem ovos e larvas que só se desenvolvem ao serem lançados no ambiente junto com as fezes. As pessoas se contaminam ao ingerir esses ovos e larvas.

Os helmintos causadores de doença mais comuns são:
- Nematodos = Ascaris lumbricoides, ancilostomídeos, Enterorobius vermucularis, Strongyloides stercolaris, Trichuris trichiura

- Trematódeos = Schistosoma mansoni

- Cestódeos = Taenia sp., Hymenolepis diminuta, Hymenolepis nana

                                                                      Ascaris


      
                                                                   Taenia (solitária)





Sintomas de vermes (parasitas)
Cada parasita apresenta uma quadro clínico próprio. Ao longo do tempo escreverei com mais detalhes sobre cada verminose específica. Neste texto, vou citar os sintomas que devem ligar o sinal de alerta, sugerindo que o paciente possa estar com alguma verminose.
o sinal mais óbvio de parasitose intestinal é a presença de um parasita visível nas fezes. Como explicado, os protozoários são unicelulares, portanto microscópicos. Já os helmintos são facilmente vistos a olho nu, e em casos de infecção maciça, podem aparecer dezenas deles, sendo inclusive possível, eliminá-los pela boca.
Os principais sintomas das verminoses são diarréia (leia: DIARRÉIA. SINAIS DE GRAVIDADE E TRATAMENTO), fezes com sangue (leia: SANGUE NAS FEZES E HEMORRAGIA DIGESTIVA), anemia (leia: SINTOMAS DA ANEMIA), dores abdominais, náuseas, vômitos, emagrecimento e perda do apetite.
O bruxismo, que é o ato de trincar ou ranger os dentes, é comumente classificado como um sinal da presença de vermes. Crianças com bruxismo são logo rotuladas por familiares e conhecidos como portadoras de verminose. Na verdade, a verminose pode até desencadeá-lo, porém, na imensa maioria das vezes, o bruxismo é causado por outro motivo. Além disso, a maioria das pessoas com verminose não têm bruxismo.
O ato de comer terra, pedaços de concreto, carvão, ou outras substâncias não alimentares, também é popularmente atribuído a presença de vermes. Neste caso há um fundo de verdade. A presença de anemia, principalmente nas crianças, pode desencadear esse comportamento. Como alguns parasitas podem causar anemia, este é um achado possível nas verminoses.
Diagnóstico de vermes (parasitas)
O diagnóstico é feito através do exame parasitológico de fezes (EPF).

Nem das as amostras de fezes contém ovos ou o próprio parasita. Para se aumentar a sensibilidade do exame, sugere-se que se colha de 3 a 6 amostras, uma em cada dia. Um único parasitológico de fezes positivo é suficiente para se fechar o diagnóstico. Porém, para se descartar verminose é preciso ao menos 3 amostras de EPF negativas.
Não é preciso estar em jejum e não se deve usar laxantes para facilitar a evacuação
Tratamento para vermes (parasitas)

Na maioria dos casos o tratamento das parasitoses intestinais é simples. Devemos lembrar que nem todo parasitológico positivo indica doença e/ou tratamento. Só devemos tratar os protozoários reconhecidamente nocivos.
A classe dos Benzimidazóis (albendazol, mebendazol, tiabendazol) é ativa contra a maioria dos helmintos e contra alguns protozoários, motivo pelo qual essas drogas são muitas vezes prescritas no escuro, sem mesmo solicitação do EPF.

O metronidazol é uma boa opção contra os protozoários.Na verdade, a lista de drogas possíveis para o tratamento das parasitoses é imensa, cabendo ao médico avaliar qual o mais indicado de acordo com o quandro clínico e os resultados do parasitológico de fezes.