Funçoes do Intestino Grosso

FUNÇAO DO INTESTINO GROSSO


Os restos são aproveitados de uma refeição levam cerca de 9 horas para chegar ao intestino grosso , onde permanecem em media de 1 a 3 dias.Durante essa permanência há intensa proliferação de bactérias.Com isso na região final do colo, os resíduos solidificam-se e se transformam em feses.

Em certas situações como uma infecção intestinal, o intestino grosso aumenta seu peristaltismo.Consequentemente , as fezes não permanecem no intestino tempo suficiente para que a água seja absorvida, o resultado é a eliminação de fezes liquidas,conhecida como diarréia.
Flora Intestinal

No intestino grosso ploriferam diversos tipos de bactérias ,muito dos quais mantêm relação de troca de benefícios com seus hospedeiros humanos.Essas bactérias produzem substancias unteis como vitaminas , timina riboflavina.

As bactérias uteis ao intestino constituem a flora intestinal, sua presença evita ploriferaçao de bactérias patogênicas que poderiam causar doenças.



Defecação

O reto , a parte final do intestino grosso, fica geralmente vazio, enchendo-se de fezes apenas um pouco antes de sua eliminação.A distensão provocada pela presença de fezes no reto estimula terminações nervosas e leva ao relaxamento involuntário do esfíncter mais interno do anus.O esfíncter anal mais externo é constituído por uma musculatura estriada.A contração da musculatura abdominal, combinada com relaxamento dos esfíncteres ,permite a defecação.