Digestão

A ingestão de alimentos , sua digestão e a absorção dos produtos resultantes são realizados por um conjunto de órgãos que constituem o sistema digestor.






Digestão é o conjunto de processos pelos quais os componentes dos alimentos são transformados em substancias assimiláveis pelas células.

Existem dois tipos de digestão:
Digestão Mecânica: é realizada pelos dentes , língua e contrações da musculatura da parede do tubo digestor.
Digestão Química: é realizada por enzimas secretadas por células glandulares presentes no revestimento interno do tubo digestor e por glândulas anexas.

DIGESTÃO NA BOCA E DEGLUTIÇÃO

O alimento começa a ser digerido, assim que entra na boca. Pela mastigação os dentes reduzem os alimentos, que torna possível seu contato com as moléculas de enzimas digestivas.
A presença de alimento na cavidade bucal leva nosso sistema nervoso central a estimular glândulas salivares e secretar a saliva que contém uma enzima amilase salivar, além de sais , mucos e outras substancias.A amilase salivar, atua sobre as grandes moléculas de amido e de glicogênio no alimento, quebrando-as em fragmentos menores denominados dextrinas.O prosseguimento dessa ação enzimática leva as dextrinas se transformarem-se no dissacardiomaltose .
Os sais presentes na saliva neutralizam substancias acidas eventualmente presentes no alimento, mantendo o grau de acidez próximo a neutralidade ideal para ação da amilase salivar.
Células secretoras da língua secretam uma lípase idêntica a secretada pela mucosa gástrica ambas atua na digestão dos triacilgliceridios.
Durante a mastigação, a língua movimenta o alimento no interior da cavidade bucal, misturando-o com a saliva, processo conhecido como insalivação.Na superfície da língua há dezenas de papilas gustativas , cujas células identificam os quatro sabores básicos: doce, azedo, salgado e amargo.
Diversas glândulas do epitélio que revestem a boca secretam o muco, que se mistura a saliva, tornando-a viscosa. A viscosidade da saliva protege o epitélio bucal e faringiano do atrito com os alimentos engolidos. O bolo alimentar, é empurrado pela língua para o fundo da faringe, rumo ao esôfago, processo este conhecido como deglutição.
Durante a deglutição entra em ação um mecanismo que fecha a laringe, evitando que o alimento penetre nas vias respiratórias.Eventualmente este mecanismo pode falhar e causar engasgo e tosse.
O bolo alimentar é impulsionado pela parede esofágica e chega ao estoma de 5 a 10 segundos.As ondas que levam o bolo são chamadas de ondas peristálticas.




DIGESTÃO NO ESTOMAGO

O bolo alimentar penetra no estomago pelo relaxamento do esfíncter cardíaco.Na parede estomacal há invaginações da mucosa onde se localizam as GLANDULAS ESTOMACAIS.


La as células secretoras de suco gástrico ,uma solução aquosa rica em acido clorídrico e em enzimas que atuam na digestão de proteínas. O acido clorídrico é produzido pelas células parietais e a enzima pepsina, pelas células principais.



A pepsina é a principal enzima ativa no suco gástrico, ela digere proteínas quebrando as ligações peptídicas entre certos aminoácidos.

Outra enzima presente no suco gástrico é a renina, produzida em grande quantidade no estomago de crianças e me pequena quantidade em adultos.A renina provoca coagulação na caseína,a principal proteína do leite, fazendo que ela fique mais tempo no estomago para ser melhor digerida.

O acido clorídrico torna p conteúdo estomacal fortemente ácido, que contribui para eliminar microorganismos, amolecer os alimentos e favorecer a ação da pepsina.

O alimento pode permanecer no estomago por quatro horas ou mais, transformando-se em uma massa acidificada e semilíquida denominada quimo. A medida que a digestão estomacal ocorre, o esfíncter pilórico relaxa-se e contrai-se alternadamente, liberando pequenas porções de quimo para o duodeno.


DIGESTÃO NO INTESTINO DELGADO

A digestão do quimo que chega ao estomago ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno.Glândulas localizadas na mucosa intestinal produzem uma secreção denominada suco intestinal que contem diversas enzimas.As principais são a enteroquinase e as peptidases que completam a digestão das proteínas e das peptonas formadas, transformando-as em aminoácidos.Há também as enzimas carboidrases , que atuam na digestão de dissacarídeos.

Alem do suco intestinal , no duodeno também atua na secreção produzida pelo pâncreas ,o suco pancreático.

Este é uma solução aquosa alcalina que contem diversas enzimas digestivas.Alcalinidade do suco pancreático deve-se a presença de bicarbonato de sódio, que neutraliza a acidez do quimo. As principais enzimas ativas do suco pancreático são: a tripsina e a quimotripsina, que digerem proteínas e peptonas, transformando-as em moléculas menores, a lípase pancreática , que digere lipídios transformando-os em graxos e glicerol, e a amilase pancreática , que digere os polissacarídeos amido e glicogênio, transformando-os em maltose.No suco pancreático há também ribonucleases e desoxirribonucleases, que digerem RNA e DNA.

Da mesma maneira que a pepsina estomacal , a tripsina a quimotripsina e as peptidases são liberadas pelo pâncreas em suas formas inativas denominadas respectivamente tripsinogênio , quimotripsinogênio e propeptidases e no duodeno, eles são ativados.

Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida pelo fígado e armazena a vesícula biliar.A bile é uma secreção esverdeada , sem enzimas digestivas, mas que quebra as gorduras em gotículas que facilita a ação da lípase pancreática.Depois de passar pelas transformações catalisadas pelas enzimas do suco entérico e do suco pancreático, o quimo transforma-se em um liquido esbranquiçado , passando a ser denominado quilo.






PÂNCREAS E FÍGADO



O pâncreas é uma glândula com cerca de 15 cm de comprimento e formato triangular e alongado, localizada sob o estomago , na alça do duodeno.Alem de produzir os bicarbonatos e as enzimas que compõe o suco pancreático, o pâncreas também produz hormônios e os lança na corrente sanguínea.

Há dois tipos básicos de células secretoras no pâncreas:exócrinas, que secretam enzimas digestivas,e endócrinas, que secretam os hormônios insulina e glucagon. As células pancreáticas secretoras de enzimas formam pequenas bolsas denominadas acinos pancreáticos.Junta-se com o ducto proveniente do fígado e forma o ducto colédoco.

As células secretoras de hormônios formam pequenos agrupamentos dispersos entre acinos, chamados de ilhotas pancreáticas.



O fígado é a maior glândula de nosso corpo, pesa cerca de 1,5 kg , tem cor marrom avermelhada e localiza-se no lado direito do abdome, na altura das ultimas costelas, imediatamente abaixo do diafragma.O fígado participa da digestão produzindo a bile.

É constituída por células hepáticas,por onde circula sangue que contem nutrientes que é absorvido pela mucosa intestinal.

Entre os lóbulos hepáticos situam-se também ductos hepáticos, que coletam a bile produzida pelas células hepáticas e a conduzem a vesícula biliar.

A bile tem função de eliminar substancias indesejáveis , como toxinas ,medicamentos,excesso de colesterol, etc.