Sobre a Diabetes

DIABETES

Muitas pessoas desconhecem os sintomas que caracterizam a diabetes e por isso demoram para perceber que há algo errado com seu corpo, que precisa ser tratado antes que as coisas piorem.


Os sintomas da diabetes mais comuns são a sede intensa, urinação frequente, fome frequente, cansaço, perda de peso repentina, demora para curar ferimentos, pele seca, formigamento nos pés e visão borrada. Entretanto, algumas pessoas não chegam a apresentar estes sintomas.

A diabetes é caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue devido à incapacidade do corpo de produzir a insulina, hormônio responsável pelo processamento do açúcar no corpo humano. Os problemas de saúde causados pela diabetes podem ser graves, mas atualmente os diabéticos têm à disposição várias maneiras de controlar a doença.

» Dieta para diabetes: Qual a melhor?

Quando entra no corpo humano, a insulina se torna glicose, e sem a insulina, esta substância não pode entrar nas células. O acúmulo de glicose no sangue pode levar a complicações como doenças cardíacas, problemas nos rins e pode levar à necessidade de amputação de membros.



Atualmente, mais de 8 milhões de pessoas com menos de 60 anos sofrem com a diabetes. Algumas dessas pessoas têm diabetes do tipo 1, que geralmente ocorre em pessoas com menos de 30 anos. Este tipo da doença é caracterizada pela falta de produção do hormônio.

Quase 90% das pessoas com diabetes nos Estados Unidos têm a doença do tipo 2, mais comum em adultos acima de 40 anos. Este tipo da doença, desenvolvida devido a hábitos e problemas de saúde como a obesidade e o sedentarismo. Pessoas com a diabetes de tipo 2 produzem insulina em quantidades insuficientes ou o hormônio funciona de forma ineficiente.


ADOÇANTES POSSUEM AÇUCAR

Parece senso comum que os alimentos rotulados “sem açúcar” não teriam nenhum efeito sobre os níveis de açúcar no sangue. Mas às vezes eles têm.

A maioria dos adoçantes – sacarina, aspartame e sucralose, por exemplo – oferecem a doçura do açúcar sem as calorias do mesmo. Eles não contêm carboidratos e, portanto, não têm nenhum efeito sobre o açúcar no sangue. Mas alguns adoçantes por vezes rotulados “sem açúcar” na verdade contêm um substituto chamado de alcoóis de açúcar.

Eles estão cada vez mais presentes em produtos rotulados diet, como biscoitos, balas e chocolates. Isso pode ser um problema para quem realmente precisa comprar alimentos sem açúcar.

Os alcoóis de açúcar levam seu nome a partir de sua estrutura, que parece um cruzamento entre uma molécula de álcool e açúcar, mas tecnicamente não é nenhuma. Apesar de eles fornecerem menos calorias do que o açúcar normal – em geral 1,5 a 3 calorias por grama, contra 4 calorias por grama de açúcar – eles ainda podem aumentar ligeiramente o açúcar no sangue.

Segundo as autoridades de saúde, uma maneira de contá-los é contar metade dos gramas de álcool de açúcar em um produto como carboidrato, uma vez que somente cerca de metade do teor de álcool de açúcar é realmente digerido. Você pode identificar alcoóis de açúcar em um ingrediente procurando por palavras que terminam em “-ol”, como o sorbitol, maltitol e xilitol. E em alimentos rotulados “sem açúcar” ou “sem adição de açúcar”, a contagem precisa de álcool de açúcar deve ser indicada separadamente sob as informações nutricionais.